O Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica

Felipe Chibás Ortiz

Professor Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP). Grupo de Inovação de UNESCO MIL ALLIANCE.

Felipe Chibas Ortiz é Professor Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde ministra a disciplina Diversidades Pós-Humanas, Ética e Cidades MIL para mestrado, doutorado e pós-doutorado.

É o co-líder Internacional do Grupo de Inovação de UNESCO MIL ALLIANCE e participa ativamente da criação da Rede de Cidades MIL em todo o mundo.

Coordena a equipe internacional de pesquisa e consultoria CRIACOMC (Criatividade, Inovação, Marketing, Comunicação e Cidades) da USP. Professor convidado da Universidade Autônoma de Barcelona e membro do Comitê Executivo da UNITWIN.

Ele esteve intimamente envolvido como organizador, palestrante e key note no Global MIL Week (2018-2023), World Press Freedom Day (2021), World Cities Day (2019, 2022), Global Conference on Universal Access to Information (2021),  Fórum Mundial de Derechos Humanos (2023), Fórum Mundial contra o Racismo (2023) eventos organizados pela UNESCO, assim como World Urban Forun 11 (2022) e outros eventos mundiais da ONU. Coordena em Havana, Cuba, o Encontro Internacional CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING E COMUNIDADE, evento que foca as Cidades MIL e Inteligência Artificial que já está na sua decima edição com apoio de UNESCO.

Chibás Ortiz é autor ou editor de 33 livros publicados em diversos idiomas nas áreas de Cidades Inteligentes, Cidades MIL, Comunicação, Marketing, Criatividade, Empreendedorismo e Inovação. Alguns deles são referências internacionais, como o “Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL, métricas na visão da UNESCO”.

É autor da Metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e 5 Dimensões da Criatividade (20 BCC-5DCR) e do Sistema dos 13 Indicadores e 252 métricas de Cidades AMI e da aplicação Métricas de Cidades AMI, todos recomendados pela UNESCO. Atualmente lidera uma equipe transdisciplinar que investiga as competências e valores do Currículo de Alfabetização Midiática da UNESCO com Inteligência Artificial na Argentina e no Brasil.

Em reconhecimento às suas contribuições inovadoras e pioneiras às Cidades MIL que contribuem a resolver problemas sociais, recebeu os prêmios Líder por Vocação, em Varsóvia, Polônia (2022), Medalha da Cultura, Guarulhos, Brasil (2021), Homenagem na Câmara dos Deputados de São Paulo e Embaixada da Índia, São Paulo, Brasil (2021), Aspirando a Cidades MIL, Havana, Cuba (2022, 2023) e Primeiro Lugar do prêmio mundial da UNESCO, Global MIL Awards, Paris, França (2023).