O Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica

Samanta Ferreira Aires

Desenvolvedora de software graduada no Bacharelado em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Samanta é desenvolvedora de software graduada no Bacharelado em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui o mestrado concluído no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais na UFRN, com projeto no tema de Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais. Foi bolsista de iniciação científica durante toda a graduação, desenvolvendo pesquisas relacionadas principalmente à Jogos Educacionais e Técnicas de Gamificação aplicadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Também foi professora de Robótica Educacional, trabalhando com crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, abordando conteúdos de Robótica e Programação, utilizando kits de robótica da LEGO e Arduino, e participando como técnica de equipe na Olímpiada Brasileira de Robótica. Além disso, foi bolsista na mesma empresa no papel de professora-conteudista, elaborando e produzindo planos de aula e materiais para os conteúdos utilizados nas aulas de robótica, e também coordenou a Organização da I Copa Roboeduc, que tornou-se um evento fixo na empresa. Participou da comunidade PyLadies Brasil, dedicada à incentivar mulheres a ingressarem na área de tecnologia, promovendo diversos eventos na área. Trabalhou também como desenvolvedora web em uma startup. No mestrado, foi bolsista no cargo de Gestora de Projeto no projeto "Série de jogos episódicos para matemática" financiado pelo edital de Inovação 42/2017 da CAPES, no qual foi desenvolvido o jogo Pharos, um jogo educacional digital voltado ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática que, em 2019, recebeu o prêmio de 1º lugar no II Workshop de Inovação da CAPES. Atualmente é gestora na Game Mind Studios, empresa que co-fundou, uma startup no segmento das tecnologias educacionais (EdTech) que atua no campo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática com jogos digitais educacionais.